- Ano: 2014
-
Fotografias:Felix Gerlach
Descrição enviada pela equipe de projeto. LUGAR
Skyttelbron é uma ponte para ciclistas e pedestres sobre os trilhos da ferrovia na Estação Central de Lund. Já havia duas conexões entre o lado oeste e o lado leste dos trilhos do trem. A primeira, no sul da área da estação, é uma passagem subterrânea, a chamada "passagem de Ryde". A segunda, mais ao norte, na altura com Clemenstorget, é uma ponte aberta. Então Skyttelbron seria a terceira ligação. Isso, desse modo, torna-se um fechamento da área da estação para o norte e também irá se conectar ao New City Hall, no centro de Lund.
SOBRE PROJETO
As três ideias principais são:
IDEIA 1 / COR
A primeira ideia, e talvez a mais forte em termos de design é que queríamos trazer cor para um ambiente onde praticamente tudo está em tons de cinza, marrom ou verde. Optamos por trabalhar com cores quentes, o que tornou tudo muito fácil para nós, proporcionando uma cor para cada escada e plataforma. 4 escadas = 4 cores.
A cor é vista a partir do exterior, mas também afeta o modo como se olha para o meio ambiente e atua como um filtro para a luz.
IDEIA 2 / SIMPLICIDADE
Um projeto simples. Queríamos manter o projeto coeso com uma forma simples, enquanto nós queríamos usar poucos materiais quanto possível. Vidro colorido, concreto e RHEINZINK zinco titânio em dois tons diferentes.
IDEIA 3 / ESCADAS
Quanto às escadas, então tivemos que pensar muito porque a ponte é o lugar onde as plataformas terminam. Na prática, isto significa que a largura diminui. As escadas são retratadas para se curvarem em torno dos elevadores. As escadas tornam-se assim mais esculturais, enquanto elas quebram o sentido da diferença de altura (mais de 6 metros).
O PROCESSO
O desafio neste projeto não estava em sua complexidade e coordenação entre todos os envolvidos - O desafio era, principalmente, que o arranjo que desenvolvemos em conjunto com o município fosse sobreviver ao projeto detalhado que vem com todos os requisitos da Administração dos Transportes neste tipo de projeto.
SOBRE A FACHADA
A escolha de materiais de cobertura que foi feita com base em alguns aspectos diferentes:
CRIAÇÃO
Queríamos um material que fosse esteticamente atraente e também complementar e contrastante para os vidros coloridos.
ECONOMIA
Tínhamos um orçamento limitado, o que não é nada especial. Mas o interessante aqui é que já desde o início houve um diálogo com o cliente (Município de Lund) sobre o orçamento e que os custos eram razoáveis para as partes. A exigência do cliente era que o orçamento do projeto não deveria passar dos 36 milhões de Coroas Suecas no total.
DURABILIDADE
Zinco de Titânio suportaria o ambiente hostil e não precisaria de manutenção ou muito pouca.
AMBIENTE
Esse aspecto veio ao processo inicial, mesmo em fase conceitual. Do ponto de vista ambiental, o cliente queria ter certeza de que os materiais que escolhemos fossem satisfazer as suas exigências ambientais e as da Administração.
CONSTRUÇÃO
Aqui nós tivemos diferentes requisitos:
Deveria ser fácil de construir, porque a ponte seria construída ao lado dos trilhos e, em seguida, mudada e montada no local durante a noite em um par de fins de semana. A fachada também deve ser leve, uma vez que não pretende adicionar grandes cargas à estrutura de aço.
SOLUÇÃO DE DESIGN
Tal como para as soluções construtivas, elas são muito simples.
Cobertura de telhado e cobertura de roda nas fachadas com dobramento duplo em ambos os casos, a fim de obter uma camada externa densa. Depois, há o sólido trabalho artesã0. A única parte que é necessária alguma pesquisa na página RHEINZINK, é jusntamente com os funileiros, com o arredondamento dos cantos. Queríamos a fachada e o telhado ficassem juntos. Demorou algum tempo e cuidado para encontrar uma solução em que o arredondamento, calha e escada de teto trabalhassem juntos.